top of page

O planejamento estratégico da Incorporação Imobiliária

O planejamento estratégico é um dos pilares da viabilidade de um empreendimento, que consiste em analisar uma gleba e todas as suas características quanto a legislação vigente e restrições, demonstrando o seu potencial dentro do mercado imobiliário.


O planejamento estratégico nasce das pesquisas, inteligência imobiliária, marketing e captação do ativo imobiliário, sendo dividido basicamente em três fases: análise, formulação e implementação da estratégia.






W. Chan Kim e Renée Mauborgne, do INSEAD – Blue Ocean Strategy InstituteI, trouxeram ao mercado imobiliário o conceito dos oceanos, baseado nos princípios de Sun Tzu em “A Arte da Guerra”.


De forma geral, a estratégia dos oceanos vermelho e azul demonstram duas situações de mercado imobiliário para o empreendedor distinguir e entender em qual o seu empreendimento encaixa-se.


No oceano vermelho, são abordadas as seguintes estratégias:

· Competir nos espaços de mercado existente;

· Vencer os concorrentes;

· Aproveitar a demanda existente;

· Exercer trade-off – valor de custo;

· Alinhar todo o sistema de atividades da empresa em busca da diferenciação ou de baixo custo;


No oceano azul, as estratégias são:

· Criar espaços de mercado inexplorado;

· Tornar a concorrência irrelevante;

· Criar e captar a nova demanda;

· Romper o trade-off – valor de custo;

· Alinhar todo o sistema de atividades da empresa em busca da diferenciação e de baixo custo;

· Inovar o valor – custos versus valor para o comprador.


Trade-off é uma expressão que define uma situação em que há um conflito de escolha. Essa situação é caracterizada por uma ação econômica que visa à resolução de um problema, mas que acarreta outro, obrigando sempre uma escolha, ou seja, ocorre quando abrimos mão de algum bem ou de serviço distinto para obtermos outro bem ou serviço distinto.


No estudo de viabilidade serão analisados itens que informarão ao cliente se o empreendimento é viável ou não financeiramente, além de especificar de forma precisa dados relevantes da área. O planejamento estratégico trará melhor compreensão ao empreendedor de como abordar o público-alvo ao qual se destina o empreendimento, abordando estratégias certeiras e reversíveis em maior número de vendas.


Quer saber qual a melhor forma de abordar o seu empreendimento? Nós podemos te ajudar.

463 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page